Trem de Rio Acima – MG

O Trem das Cachoeiras, fica em Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A cidade fica a 34 quilômetros da capital mineira. A história da antiga ferrovia do município faz parte da rotina dos moradores. A estação é de 1890. Com o tempo, além de ser o trajeto de trens com cargas pesadas o lugar passou a ser muito usado também pelas pessoas.

A secretária de cultura da cidade, Denise Corrêa, conta que quando era criança, usava a ferrovia para chegar à Belo Horizonte. A capital era referência para consultas médicas, e a viagem de trem era a opção mais barata. “O trem fazia o percurso de Belo Horizonte a Ouro Preto, a principio. Depois até Itabirito só. Depois foi de Rio Acima a Belo Horizonte, até a gente ficar sem o trem, o que foi muito triste”, relembra Denise.

A ferrovia foi desativa e posteriormente, o espaço por onde circulavam os passageiros, foi transformado em “parada do conhecimento”. O reuso ocorreu por causa de uma cheia do Rio das Velhas, em 1993. A biblioteca da cidade ficava perto do rio e, com o risco de inundação, os livros foram transferidos para a antiga ferrovia.

Em 2007, a administração pública recuperou a função do espaço e trouxe uma locomotiva da alemã para ser usada como trem de passageiros. Conforme conta o maquinista Daniel da Silva, a máquina é “uma jovem senhora de 91 anos, com corpinho de 17”.

A manobra de retorno da locomotiva encanta especialmente àqueles que não estão acostumados com este tipo de transporte.

São três carros de passageiro que, em geral, levam turistas, moradores e grupos de estudantes de escolas de cidades vizinhas para um passeio. O trajeto tem sete quilômetros, cerca de 30 minutos de viagem, considerando ida e volta. No caminho, tem algumas paradas para que o turista possa conhecer alguns pontos históricos da região.

Deixe uma resposta