Trem de Curitiba á Morretes – PR

003O Trem da Serra do Mar Paranaense parte diariamente de Curitiba rumo à bucólica cidade de Morretes e, no trajeto de aproximadamente três horas de viagem, o turista se depara com muitas pontes e viadutos, algumas considera- das verdadeiras obras de arte da Engenharia integradas à natureza, as mais surpreendentes são a Ponte

São João – com 55 metros de extensão, o Viaduto do Carvalho – um contorno sobre uma montanha com a sensação de estar flutuando, e o túnel mais imponente, o túnel Roça Nova – com 457 metros de extensão e 900 metros acima do nível do mar. Além dos casarios, cachoeiras e da vegetação exuberante que acompanha todo o passeio.

 

A composição inteira do Trem da Serra do Mar pode chegar a 21 vagões, divididos em quatro categorias de classes e a capacidade total de transportar 1.104 passageiros por passeio. As janelas do trem são amplas, como quadros com a paisagem em movimento.

 

Na chegada em Morretes o turista pode apreciar as estreitas ruas da cidade e o artesanato local, além do tradicional “barreado”, prato típico da região que consiste basicamente em uma porção de carne cozida dentro de uma panela de barro com tampas vedadas, assim o vapor fica retido cozinhando a carne. O tempo de cozimento é longo o suficiente para que a carne se desfaça por completo, resultando em um caldo espesso e muito saboroso que é servido com farinha.

Cidades por onde o trem passa

Curitiba

Curitiba, a capital do Paraná é a cida

de onde está sediada a Serra Verde Express. A cidade é internacionalmente reconhecida pelo tratamento diferenciado que oferece às questões sócio-ambientais. O esforço pela reciclagem do lixo, a dedicação à educação ambiental (e a área verde recorde por habitante entre as capitais brasileiras) e o sistema de transporte público modelo para o mundo, fazem da cidade uma das mais requisitadas do país como destino para turistas brasileiros e estrangeiros.

Alguns dos principais pontos turísticos a visitar são o Museu Oscar Niemeyer, o Jardim Botânico, o Parque Barigüi, a Estrada da Graciosa, o bairro de Santa Felicidade, o Teatro Ópera de Arame e a Torre Panorâmica (Telepar). Já dentro os principais eventos turísticos estão o Festival de Teatro e o Natal de Luz.

Morretes

 A simpática cidade de Morretes foi fundada em 1721, ela é localizada no meio da Serra do Mar Paranaense, entre a Capital e o Litoral. O bucolismo de sua rotina, o clima agradável, as opções de ecoturismo, as atrações gastronômicas e as construções históricas atraem centenas de turistas à cidade nos finais de semana. Dentre os principais atrativos podemos citar a culinária típica, como delicioso barreado, a Estrada da Graciosa, as Trilhas da Serra do Mar, o Centro Histórico, o Parque Marumbi, Porto de Cima e o Rio Nhundiaquara. Os principais eventos da cidade são a Festa da Cachaça, o Passeio Ciclístico, a Feira Agrícola e Artesanal, o Festival de Inverno e a Festa do Barreado.

Deixe uma resposta