Trem de Campinas à Jaguariúna – SP

Com locomotivas bem conservadas, onde os trilhos passam por fazendas centenárias de café, monitores treinados que explicam seu funcionamento, a Maria Fumaça de Campinas já serviu inúmeras vezes de cenário para novelas e filmes de época, tanto nacionais como internacionais. Na entrada da estação é possível ver fotos dos artistas que participaram das filmagens.

Os 24 quilômetros que a maria fumaça percorre é remanescente da ferrovia que ligava os estados de São Paulo e Minas Gerais, a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, fundada em 1872 e desativada em 1971. Originalmente tinha 1.992 quilômetros entre Campinas e a cidade mineira de Araguari, por onde passaram passageiros e cargas dois estados.

Atualmente o trecho remanescente é dedicado ao turismo, o trem que trafega a uma velocidade média de 40 quilômetros por hora passa por fazendas centenárias de café e recebe passageiros de várias partes do país e exterior. O trecho é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de

Estação Anhumas V.C.F.J.

Rua Dr. Antonio Duarte da Conceição,1.50 CEP 13.091-606 – Campinas-SP

Para maiores informações ligue para a estação: + 55 19 3207-3637

ou pelo e-mail abpfcps@terra.com.br

Campinas (Condepacc).

 

Deixe uma resposta