Academia Ferroviária de Letras Homenageia o Prof. Víctor José Ferreira

Aconteceu no dia 10 de dezembro, na estação da Estrada de Ferro Corcovado, no Rio de Janeiro, uma emocionante homenagem ao Prof. Víctor José Ferreira, uma das maiores expressões na preservação ferroviária do país, falecido em outubro de 2012.

O professor Víctor ingressou na ferrovia, como Aluno Aprendiz, do SENAI, depois foi professor, chefiou a área de Desenvolvimento de Pessoal da RFFSA,  também Superintendente de Informática, Chefe de Gabinete da Presidência. Na CBTU foi Diretor de Recursos Humanos.

Ao aposentar-se da RFFSA tornou-se Chefe de Gabinete da Presidência do SESEF – Serviço Social Ferroviário onde se dedicou de corpo e alma à luta pelos interesses ferroviários, principalmente aquelas ligadas à preservação de seu patrimônio e da sua cultura. Para isso ele criou e foi presidente do MPF- Movimento de Preservação Ferroviária, o Núcleo de Artes da Urca,  e a AFL –  Academia Ferroviária de Letras.

E foi justamente essa Academia, agora presidida pelo seu amigo e parceiro,  Sávio Neves, que promoveu essa homenagem. Sávio é presidente de Estrada de Ferro Corcovado.

A primeira parte do evento aconteceu no auditório da estação. Foi uma reunião ordinária da AFL.  Da pauta também constou a discussão dos nomes daqueles que serão os  patronos das cadeiras da Academia.  A lista começa com D. Pedro II, Irineu Evangelista de Souza (Visconde de Mauá)… e também propõe o nome de Víctor José Ferreira. Esses nomes serão definidos em próximas reuniões.    

Também constou a entrega do diploma de Grande Mérito Cultural AFL – 2013 para o Professor Víctor, diploma este recebido pela sua esposa, filhos e netos, presente ao evento.

O ápice das homenagens se deu com o descerramento de uma placa pela esposa Celi Ferreira, dando o nome de Víctor José Ferreira a um dos trens daquela  estrada de ferro.

Todos os participantes subiram até o Cristo Redentor de trem e lá houve uma oração em gratidão a Deus pela vida de Víctor, e todos, de mãos dadas, fizeram a oração do  “Pai Nosso”.

Um dia memorável, dign o do queridíssimo Professor Víctor.       

Galeria de Fotos